É Preciso Ter Foco

09/04/2015 | Por Clarissa Chaves | psiclarissa.wix.com/psicologaclarissa


Muitas pessoas reclamam de falta de tempo para realizar todas as atividades do dia a dia e percebo que em muitos casos, o que falta na verdade é a organização do nosso tempo!

O foco é um ótimo aliado para a qualidade de vida do nosso cotidiano. Seu uso é fundamental, desde a realização de simples tarefas até objetivos que demandam mais tempo e trabalho, então, em grandes ou pequenas metas, como planejar a compra de uma casa ou até mesmo fazer o seu dia render, é imprescindível que as pessoas se foquem na meta.

A minha primeira recomendação é que o objetivo seja traçado previamente, portanto, que se saiba exatamente o que se quer. Isso facilitará quando você for traçar as estratégias, ou seja, o passo a passo para atingir o objetivo.

Devemos ter postura focada através de nossos pensamentos, na atenção dedicada a algo e essa postura também é necessária em nossas atitudes, utilizando recursos práticos que tragam sua atenção de volta quando ela for dispersa.

Veja esse exemplo de tarefas comuns na vida de muitas pessoas:

"Tenho uma hora para ir ao mercado e ao banco. Porém, quando chego ao mercado, me distraio com itens desnecessários e assim o tempo passa, o banco fecha e não consigo concluir tudo que havia sido planejado previamente."

É nítido neste exemplo, que havia tempo suficiente e o que não houve foi a concentração necessária para concluir todas as tarefas. Portanto, organização e disciplina são algumas palavras-chave no quesito "manter a atenção".

No exemplo citado acima, usar uma lista com itens a serem adquiridos no mercado poderia ajudar. Essa é uma atitude de organização que auxilia a pessoa a manter o foco e caso se distraia no mercado, basta olhar para a lista!

Ou seja, descubra recursos que lhe remetam ao objetivo principal. Por exemplo, você pode mudar o relógio de pulso, fazer listas, colar lembretes em locais de fácil visualização, entre outros. De maneira simples e prática, é possível desenvolver estratégias muito úteis. Pense e descubra qual é a forma mais adequada para você.

E você, já desenvolveu recursos que lhe ajudam a atingir seus objetivos?

Se você já tentou diversas maneiras e percebeu que mesmo assim não consegue manter a atenção em uma tarefa, procure acompanhamento profissional para compreender o motivo de estar tão dispersa.


SOBRE CLARISSA CHAVES


Gostaria de ser avisada quando novos textos forem publicados?
Clique aqui e preencha o formulário.








SOBRE ELAS | FALE COM ELAS | ANUNCIE | ENVIE SUA HISTÓRIA | POLÍTICA DE SERVIÇOS

Copyright © Projeto Mais Amigas - Todos os Direitos Reservados

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Pinterest Siga-nos no Twitter